Uma declaração controversa de Fernanda Bande, participante do "BBB 24", viralizou nas redes sociais nesta madrugada, levando à acusação de racismo contra Davi Brito. Durante uma conversa com Giovanna Pitel, sua melhor amiga no programa, no Quarto Gnomo, Fernanda expressou sua frustração em relação ao possível favoritismo de Davi ganhar o reality, ironizando sua trajetória até aqui: "Vai arrumar um emprego de segurança num prédio", comentou de forma sarcástica.
O diálogo entre as sisters ocorreu logo após saírem da festa da líder Giovanna, na madrugada desta quinta-feira (28), na qual a confeiteira deu um show na pista de dança. Fernanda compartilhou seu desapontamento e se sentindo em desvantagem, enquanto Pitel tentava confortar a sister.
A conversa tomou um rumo preocupante a Davi, com Fernanda expressando sua insatisfação com a situação - assim como fez sobre uma conversa recente com a psicóloga do programa. "Vejo todos vocês com muitas chances. Me vejo em desvantagem. Me sinto burra. Sinto que tudo deu errado. Me sinto inútil", afirmou Fernanda.
"Não é possível que eu vim só pra isso, pra bater palma para palhaço. Não quero mais, não vim para bater palma para palhaço! Comprometimento de c* é uma rol* bem grossa, sai fora... Ah, vai bater continência na casa do car*lho", afirmou Fernanda, indignada.
"O comprometimento levou ele para três milhões", soltou a sister alagoana. "Vai arrumar um emprego de segurança num prédio, não fod*", debochou Fernanda. "Não vai precisar", afirmou Pitel. "Lógico, vai ganhar três milhões", finalizou a confeiteira. Logo após as falas, as duas começaram a rir.
A declaração provocativa de Fernanda, que já havia tecido críticas à Sabrina Sato, gerou indignação e decepção entre parte do público, inclusive entre aqueles que antes torciam por ela. A crítica veio de diversos espectadores do reality, apontando um teor racista e preconceituoso da fala de Fernanda, além de destacarem risada de Giovanna diante do comentário.
A repercussão negativa gerou debate sobre questões sobre preconceito e racismo, criticando a postura de Fernanda. Além disso, durante a semana, a sister tentou da se integrar ao grupo Fadas foi recebida com desconfiança por Davi e seus aliados, que ficaram alertas e atentos quanto às intenções da sister.